terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aves: O Canto das Aves

O canto das aves

Os naturalistas recusam a idéia de que as aves cantam por causa de seu bom estado de ânimo. Torna-se difícil conciliar uma interpretação excessivamente sentimental do canto das aves. Ao cantar, uma ave está consumindo tempo e energia, que poderiam servir-lhe para procurar alimentos, ao mesmo tempo em que revelam sua presença aos predadores.
As aves teriam deixado de cantar faz muito tempo se o valor de sobrevivência desta manifestação sonora não ultrapassasse os perigos que estão dentro de si.
As aves usam o canto como vocabulário, por isso elas tem dezenas de cantos que expressam várias coisas, como:
Coma defesa de um território;
E com a atração de um companheiro
Os cantos tendem a ser uns complicados arranjos de notas, emitidas de um modo rítmico, na maioria das vezes pelo macho. Os chamados costumam consistir em estrofes curtas de até quatro ou cinco notas, menos agradáveis, pelo menos ao ouvido humano.
Uma ave é capaz de comunicar muitos dados com os sons que articula; pode indicar sua espécie, sexo, identidade individual e inclusive sua condição. Pode desencadear excitação sexual, curiosidade, alarme ou temor em outra ave. Por meio destes sons pode também atrair para um acasalamento ou afugentar um rival. Além disso, pode transmitir informações: onde se encontram alimentos ou onde há um lugar para aninhar.
Também pode avisar aos demais sobre a presença de um predador. Mas, quando canta, a mensagem habitual que a ave transmite é a proclamação de seu território.
Como regra geral, quanto menos atraente é a plumagem de uma ave, mais sonoro é seu canto. As aves que vivem e procriam em terrenos com vegetação espessa tendem a cantar com mais força do que as que habitam em zonas abertas
O canto também deve ser o suficientemente persistente como para ter eficácia, e a isto se deve que as aves repitam suas frases de canto centenas de vezes ao dia.
É muito raro que as aves rivais recorram ao combate físico, pois o risco de produzir-se verdadeiras lesões é demasiado grande para que represente um modo prático de solucionar um problema. Em lugar disso, desenvolveram uns modos de comportamento com os que obtêm resultados sem expor-se a muitos perigos. Seus cantos territoriais, tais quais suas complicadas exibições ameaçantes, constituem batalhas de nervos e cada ave desafoga a tensão acumulada por meio dos impulsos contraditórios: o impulso à luta e o impulso à fuga.
A ave que canta em defesa de seu território presta um cuidadoso atendimento aos cantos das outras que defendem os seus.
As aves também empregam o que poderíamos denominar "avisos e chamados". A maioria das aves vive em perigo constante de ser abatidas por seus predadores. Não pode surpreender, por tanto, que em sua linguagem inclua um sistema de alarme sumamente eficaz contra os predadores. A primeira ave que detecta um perigo em potencial faz soar o alarme que põe sobreaviso a todas que possam ouvi-la.

Nome:Pedro Alberto,  Mauricio Xavier e Vinicius Louzado
Data:24/11/09
Tema: Aves: O Canto das Aves
Bibliografia:
http://www.sitiodocurio.com.br/si/site/004214/  

Um comentário:

  1. Uma postagem com bastante informações interessantes, porém poderiam ter escrito com as palavras de vocês, o que tornatria a postagem mais objetiva.

    ResponderExcluir